O que um Consultor de Investimentos faz?
- murainvest
- 1 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de jul. de 2024
Seu papel é orientar, aconselhar e oferecer recomendações sobre investimentos no mercado de valores mobiliários de modo a maximizar os retornos do cliente de acordo com suas necessidades, interesses, preferências e perfil de risco, de forma personalizada. Assim todo a preocupação do cliente sobre a rentabilidade da carteira, os riscos dos ativos e a escolha dos investimentos ele passa para o consultor de investimentos analisar para ele.
O consultor de investimentos não é vinculado a uma corretora específica. Em geral, trabalham em consultorias especializadas e em empresas que contam com divisões focadas em gestão de fortuna. Por isso, não há o risco de um conflito de interesse quando comparado a um assessor de investimentos que tem necessitam de um vinculo com corretora.
O que consultores podem fazer
O aconselhamento de consultores de investimento envolve tanto indicar os melhores ativos, na sua avaliação, para cada cliente, quanto atuar na seleção de gestores e outros prestadores de serviços no mercado financeiro. Levantam a necessidade do seu cliente e indicam investimentos de acordo com o perfil do investidor.
O que consultores não podem fazer
Embora possa recomendar, um consultor não pode realizar os investimentos pelo cliente. A decisão sobre adotar ou não a estratégia recomendada é sempre uma prerrogativa do cliente, e não do consultor. Portanto, assim como no caso dos assessores, é o próprio investidor quem precisa efetivar a compra de ações, a aplicação em títulos bancários, a aplicação em fundo ou no que quer que seja.
O consultor também deve evitar situações com potencial para gerar conflitos de interesse e atuar com independência. Tanto é que esse profissional não deve ter vínculo direto com nenhuma instituição financeira.
Quer saber mais como funciona uma consultoria de investimentos? Entre em contato com nossa equipe para mais informações e garanta sua primeira sessão gratuita.