top of page

Diferença entre Assessor de investimentos, Consultor de investimentos e Planejador Financeiro

  • murainvest
  • 2 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

Ocorre uma dúvida comum entre investidores na hora de procurar auxilio para investir, se contrata um assessor, consultor ou planejador para prestar o serviço de suporte nos investimentos.

Assim iremos resumir brevemente a diferença entre esses três profissionais no mercado.


O que faz o Assessor de investimentos?

O assessor financeiro é o profissional que está ligado a uma instituição, como banco ou corretora é um distribuidor de produtos, já que é sua função ofertar os tipos de investimentos oferecidos pela corretora ou banco onde trabalha; também deve explicar cada um deles aos clientes. O assessor é remunerado por meio de comissões dos produtos que vende.

“Nos últimos anos, surgiram novas corretoras e, com elas, mais assessores. Graças a isso, hoje temos uma democratização dos investimentos”, avalia Marques.


O que faz um Consultor de valores mobiliários?

Assim como o assessor financeiro, o consultor de valores mobiliários precisa ser certificado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Porém, ao contrário do primeiro, atua de forma independente, pois não está ligado a nenhuma instituição financeira. É função do consultor entender a realidade do cliente e propor as melhores soluções em forma de investimentos. Isso leva a uma diferença fundamental entre os dois profissionais: “o consultor pode recomendar produtos ao cliente, pensando num planejamento estratégico. Já o assessor nunca recomenda, apenas oferece e explica as opções de investimento”, pontua Marques.

Tamanha é a diferença que, de acordo com a regulação da CVM, quem atua como assessor não pode acumular a função de consultor: “trata-se de um conflito de interesses”, Marques explica, “pois quem vende e recebe comissões não pode fazer recomendação.”

Ao contrário do assessor, que é remunerado por meio de comissões, o consultor cobra pela consultoria ou recebe um percentual sobre o volume de ativos do cliente.


O Planejador Financeiro faz o que?

O planejador é o profissional que entende a vida financeira do cliente e o ajuda a traçar objetivos, sugerindo as estratégias mais seguras para alcançá-los. Investir pode ser uma estratégia ou não. O principal objetivo desse profissional é tratar a parte financeira do cliente no caso a saúde financeira do cliente, o fluxo de caixa pessoal, o controle das dividas, uma análise do patrimônio e assim então dar a sugestão do melhor caminho para o cliente conseguir atingir seus objetivos e sonhos.

Porém, nem todo planejador financeiro pode propor que seus clientes invistam: “a regulação da CVM é clara quando diz que o planejador financeiro não pode recomendar investimentos. Para que isso aconteça, ele deve estar credenciado como consultor junto ao órgão. Hoje, é muito comum que aconteça o casamento entre as duas funções, planejador e consultor”, Marques esclarece.


Assim, podemos ver que depende muito do que o investidor esta buscando. Aqui no Mura Invest temos disponível a consultoria de investimentos e planejamento financeiro para nossos clientes.

Para mais informações clique no link abaixo e entre em contato com nosso time pelo whatsapp.



Posts recentes

Ver tudo

Mura Invest

  • Youtube
  • Whatsapp
bottom of page